Blog

Os segredos das cores dos eletrodutos

Tipos de eletrodutos

Descubra como escolher o conduíte certo para a sua construção.

Tipos de eletrodutos

Se está no meio de uma construção ou pensando em reformar, você precisa saber qual eletroduto escolher.

Para escolher o eletroduto certo para sua construção é preciso entender qual a finalidade de um eletroduto na construção — para que ele serve.

Um eletroduto tem como objetivo proteger condutores elétricos contra choques mecânicos, umidade, ácidos e quais quer outras situações que possam vim a danificar os mesmos.

Protegendo assim os condutores elétricos de influências externas.

Dessa forma, os eletrodutos têm papel primordial em qualquer construção, garantindo a segurança elétrica do imóvel. Porém, eles também podem contribuir para a decoração quando ficam visíveis — sendo esta uma opção bastante comum por quem gosta do estilo industrial e urbano.

Para esses fins existem diversos tipos de eletrodutos, mas hoje falaremos apenas dos eletrodutos de PVC flexíveis. Os mais comuns em construções Brasil afora.

Esses conduítes de PVC flexível são diferenciados por duas cores: amarelo e laranja. As cores dos eletrodutos de PVC flexíveis mostram para que tipo de área ele deve ser usado e em qual ocasião ele é mais recomendado.

Eletroduto Laranja

Sendo os amarelos para paredes e os laranjas para pisos e lajes.

O motivo disso é a capacidade de suportar peso e calor de cada um deles.

Aqui vão algumas dicas para você não errar na compra e economizar seu dinheiro.

Entender o local é primordial, saber se o eletroduto será colocado no interior ou no exterior da casa; dentro de uma parede, no chão ou em uma lage faz toda diferença…

Se o ambiente é externo, não use eletrodutos de PVC flexíveis. Eles não são feitos para isso.

Por mais que você coloque escondido em baixo da terra eles foram feitos para outro tipo de ambiente, podem facilmente ressecar e isso colocará em risco a sua casa.

Eles são para ambientes internos, mais indicados para serem colocados antes do acabamento da construção.

Os amarelos são mais maleáveis e menos resistentes, são ideais para as paredes da sua construção.

Já os laranjas, entre os eletrodutos flexíveis de PVC, são os mais resistentes, ideais para o lages e solos; mas, como os amarelos, não suportam muito calor.

Eletroduto amarelo

E conhecer a temperatura que o ambiente pode chegar te ajudará a escolher bem os eletrodutos.

Áreas muito quentes devem usar outro tipo de revestimento para proteção dos fios. Os tipos de PVC se deformam e perdem sua eficácia sob altas temperaturas.

Mas se você não está pensando em ter uma cozinha industrial em casa, esse não é um risco que pode acontecer na sua.

Porém, é necessário ter em mente que a temperatura influencia na sua escolha.

Caso queira um grande fogão na cozinha de casa, ou esteja construindo a cozinha do seu restaurante é recomendado que use conduítes mais resistentes ao calor.

É preciso tomar outros cuidados para a compra desses produtos.

Outro ponto é analisar a curvatura que o seu projeto exige, assim será mais fácil entender se você precisará de um eletroduto flexível ou rígido.

Eletrodutos

Também lembra-se de avaliar o preço. Tenha em mente que os eletrodutos de alta qualidade são materiais recicláveis e duram em média de 50 anos. Os custos da compra desse produto costumam representar menos de 10% do valor total da sua obra. Por isso, vale a pena investir em um material de qualidade.

Na hora de comprar os seus eletrodutos, lembre-se de comprar em uma loja confiável.

A Eletromac é referência em materiais elétricos para construções, aqui você compra tudo o que precisa, com conforto, segurança e tranquilidade. Seja com um de nossos atendente — por WhatsApp —, em uma de nossas lojas ou em nosso site, aqui você encontra tudo que precisa para sua construção.

Entre em contato pelo Whatsaap

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.