Blog

Qual é a diferença entre porcas e arruelas? 

1

Tanto as porcas quanto as arruelas são objetos de fixação que possibilitam a junção em conjunto com parafusos, roscas, hastes, etc. Apesar de serem similares, as duas peças possuem funções diferentes.

As porcas são usadas para garantir a fixação dos parafusos, fazendo com que eles fiquem travados. Já as arruelas são utilizadas para assegurar a segurança e distribuição das forças de aperto.

Além dessas diferenças, é importante dizer que os dois elementos possuem tipos diferentes com usos variados. Por isso, no texto de hoje, você irá descobrir quais são os principais tipos de porcas e arruelas. Assim, as diferenças ficam ainda mais explícitas e você entende melhor onde utilizar cada uma.

Conheça os 3 principais tipos de porcas

As porcas têm um formato cilíndrico ou prismático, com um furo roscado no qual a outra peça será encaixada. Veja abaixo os 3 principais tipos de porcas e entenda para que eles servem:

  • Porcas de solda: são utilizadas quando o acesso possui alguma condição especial, por exemplo: são do tipo cego, têm chapas finas de fixação, os parafusos auto atarraxante não possuem fixação correta e outras características que não permitem a formação de filetes em uma quantidade mínima para evitar o espanamento da rosca quando o aperto ocorre.
  • Porcas de aperto manual: esses tipos são mais usados em projetos que frequentemente precisam ser montados e desmontados. Isso acontece porque elas não necessitam da utilização de ferramentas, o que facilita a remoção e o encaixe das peças. Como exemplo, temos as porcas recartilhadas e as porcas borboletas.
  • Porcas de segurança: seus formatos proporcionam mais estabilidade às peças unidas. Um de seus subtipos, a porca castelo, tem uma cupilha para prevenir que a peça se solte por vibrações. Além da porca castelo, também pode-se usar a porca flangeada de torque, com fenda dupla, fenda simples, inserto de Nylon, entre outras. 

Conheça os 3 principais tipos de arruelas

As arruelas têm a forma de discos metálicos. Elas precisam estar localizadas entre a peça e o parafuso ou entre a porca e a peça, para distribuir a força utilizada nos elementos. Desse modo, as arruelas são capazes de proteger as superfícies das peças e assim evitar que elas fiquem soltas. Confira a seguir os 3 tipos principais:

  • Arruela mola prato: serve para aplicações que exigem cargas demasiadamente altas ou em um espaço menor, onde o deslocamento não é tão fácil. Você pode usá-la em grupo ou de forma individual em embreagens, tubulações, transmissões, etc.
  • Arruela lisa: este tipo é ótimo para aplicações que contenham baixa vibração, pois não possuem elemento de trava. Ela é mais fácil de ser instalada e colabora no aspecto funcional do todo.
  • Arruela de pressão: como o próprio nome sugere, é uma boa escolha para conjuntos mecânicos que estão expostos à vibração. Além disso, o tipo também serve como peça de trava, auxiliando a manter tanto a porca quanto o parafuso fixados e firmes. 

Agora que você entendeu as diferenças, qual das peças você precisa?

Quer comprar porcas e arruelas de qualidade para usar na sua construção ou reforma? Não se preocupe!

A Eletromac é referência em materiais elétricos, além de outros equipamentos, dispositivos e ferramentas para construção, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muito mais. Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!

Entre no nosso site e conheça um mundo de possibilidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.