Blog

Quais são os tipos de reatores de energia elétrica?

1

Os reatores são partes importantes de qualquer instalação elétrica. Portanto, saber diferenciá-los, entender suas funções e composições, é essencial para não ficar perdido durante a reforma elétrica – mesmo que não seja você a pessoa a realizá-la.

No texto de hoje, nós iremos explicar o que é um reator, para que ele serve, sua relação com lâmpadas fluorescentes e os seus principais tipos. Então, não deixe de nos acompanhar até o final para aprender tudo!

O que é o reator de energia elétrica e para que ele serve?

O reator é um limitador de corrente elétrica que é mais usado em lâmpadas fluorescentes, assim como outros dispositivos elétricos. Basicamente, ele é um indutor que adapta a tensão da rede elétrica à melhor potência para o funcionamento correto dos equipamentos elétricos presentes na construção.

Ele é composto por diversos fios de cobre esmaltados, que dão voltas ao redor de um núcleo. Isso significa que o reator é capaz de dificultar a passagem da corrente alternada sem modificar de modo relevante a passagem da corrente contínua. Por isso, ele serve para “filtrar” a corrente alternada. 

Com relação à função para as lâmpadas fluorescentes, o reator pode agir duplamente: para manter a corrente elétrica em um nível seguro e para produzir o impulso elétrico que possibilita à lâmpada ser acesa. Sem um reator, a lâmpada fluorescente poderia explodir! 

Quais são os tipos de reatores de energia elétrica?

Existem três tipos principais de reatores que podem ser encontrados em lojas especializadas. Para entender melhor cada um, confira a nossa lista abaixo:

Reator eletrônico

Dentro deste tipo, existem ainda dois subtipos: o reator de alto fator de potência e o reator de fator de potência natural (também chamados de baixo fator de potência). Estes últimos são mais indicados para pequenas instalações elétricas residenciais ou até comerciais.

Reator de descarga

Os reatores de descarga são muito usados para instalações grandes, como as industriais, as públicas e as de áreas extensas. Elas são feitas para lâmpadas à vapor de mercúrio e sódio à alta pressão, assim como vapor metálico.

Reator eletromagnético

Os reatores eletromagnéticos costumam ter a partida rápida e podem ser tanto de alto fator de potência quanto de baixo fator de potência. No geral, eles são mais usados para acender as lâmpadas fluorescentes tubulares.

Quer comprar reatores de qualidade para usar na sua construção ou reforma? Não se preocupe!

A Eletromac é referência em materiais elétricos, além de outros equipamentos, dispositivos e ferramentas, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muito mais. Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!

Entre no nosso site e conheça um mundo de possibilidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.