Blog

Como proteger equipamentos eletrônicos de raios?

4

Estamos no período de primavera-verão. Isso significa que o clima sofre mudanças bruscas, com muitas chuvas e tempestades, além de temperaturas mais quentes. Em média, o Brasil recebe 77,8 milhões de descargas elétricas por ano, sendo que boa parte desse número acontece na época em que estamos!

Tudo isso ocorre porque o Brasil é o maior país tropical do mundo e as regiões tropicais possuem os climas mais favoráveis às tempestades. Para você ter uma ideia, cerca de 300 brasileiros são atingidos por raios todo ano. Em vinte anos, foram registradas mais de 2 mil mortes causadas por descargas elétricas no país!

Além da perda de vida humana, o período de tempestades também assusta quem possui muitos eletrônicos em casa ou no trabalho. Afinal, a intensidade de um raio gera cerca de 30 mil ampéres e pode passar destruindo a rede elétrica, dependendo da situação dela. No geral, as descargas podem percorrer até 5km de distância, gerando prejuízo e vítimas diversas.

Os surtos de tensão elétrica também são a causa de muitos danos à equipamentos eletrônicos. A variação brusca de tensão na rede elétrica gera problemas que muitas vezes passam despercebidos pelos usuários, já que os componentes dos aparelhos sofrem uma morte lenta, ou seja, perdem a qualidade com o tempo.

Por isso, é tão importante saber como proteger equipamentos eletrônicos de raios. Não se preocupe mais, pois é exatamente isso que você verá a seguir!

Veja abaixo 4 modos de proteger equipamentos eletrônicos de raios

A seguir, iremos listar algumas das principais formas de proteger a sua rede elétrica das descargas causadas por raios. Então, confira:

1- Desligue tudo

Quando a tempestade ocorrer, o ideal é que você desligue todos os equipamentos eletrônicos, como o computador, o modem da internet, a televisão e outros aparelhos que estejam ligados na tomada. Isso protege os dispositivos tanto dos raios quanto das variações de tensão.

2- Tenha um nobreak

Os nobreaks são equipamentos que têm duas funções importantes: manter o computador funcionando por alguns minutos mesmo quando a energia cai e protegê-lo contra as descargas elétricas e a sobretensão. 

3- Conte com uma proteção anti-raio

Existem protetores anti-raios que servem para proteger de modo eficiente os aparelhos eletrônicos conectados a ele. Além de serem um escudo contra os raios, os protetores também agem contra curto-circuitos, sobrecargas e variações de tensão. 

Para completar suas vantagens, você também pode usar o protetor anti-raio para proteger as tomadas contra as cargas extras recebidas de equipamentos.

4- Instale um DPS

Outra boa opção é instalar um DPS (dispositivo de proteção contra surtos de tensão). Ele pode ser aplicado na própria tomada usada pelos aparelhos mais sensíveis às descargas elétricas.

Viu como você não precisa ter seus dispositivos prejudicados pelo período de tempestades no Brasil? Só não se esqueça de algo importante: compre os equipamentos de proteção contra raios em uma loja de qualidade, para garantir uma segurança maior. 

A Eletromac é o lugar certo para você! Afinal, ela é referência em materiais elétricos para construções, além de outras ferramentas, dispositivos e equipamentos, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muitos outros.

Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!

Entre no nosso site e conheça um mundo de possibilidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.