Blog

Quais materiais elétricos são necessários para uma instalação elétrica residencial?

3

Acha que a sua casa está precisando de uma reforma elétrica ou de uma nova instalação? Antes de tudo, procure um profissional se você não tiver conhecimento ou experiência nesse tipo de atividade. Afinal, lidar com eletricidade é algo muito perigoso e qualquer erro pode gerar consequências danosas tanto para sua vida quanto para os aparelhos.

Mesmo que não seja você a realizar a instalação elétrica, é importante saber quais são os materiais elétricos necessários para que ela seja feita com segurança e de forma correta. Assim, você acompanha o processo e fica por dentro de tudo.

É por isso que, no texto de hoje, nós decidimos fazer uma lista apontando quais são os principais materiais elétricos necessários para uma instalação elétrica residencial. Portanto, não deixe de nos acompanhar até o final para descobrir tudo!

Confira a seguir 5 materiais elétricos para instalação elétrica residencial

Uma dica para organizar bem os materiais é separar quais e quantos você irá precisar por cômodo. Afinal, uma cozinha precisa de mais tomadas do que um quarto, por exemplo. Então, é preciso calcular certinho para que não falte nada.

Se você for fazer uma instalação apenas em um cômodo, certifique-se de conversar com um profissional sobre as melhores posições e as cargas necessárias para cada parte. 

Agora, finalmente, vamos à lista com alguns dos principais materiais usados:

1- Disjuntores

Para evitar que problemas elétricos ocorram, é preciso organizar a rede elétrica com a instalação de disjuntores em pontos específicos. Isso porque eles são capazes de cortar a passagem da corrente elétrica se a sua intensidade ultrapassar a usual.

Quando um curto-circuito ou uma sobrecarga ocorrem, o disjuntor desliga-se de forma automática. No entanto, você também pode desligá-lo manualmente se precisar fazer alguma manutenção na rede elétrica.

Portanto, os disjuntores conseguem manter a segurança das instalações elétricas e de seus usuários, salvar os cabos de curto-circuitos e sobrecargas, assim como colaborar para o fluxo usual de corrente sem qualquer interrupções.

2- Cabos e fios

Uma das primeiras decisões a tomar diz respeito ao cabo ou ao fio. Geralmente, a dúvida fica entre os fios sólidos e os cabos flex. Os dois são muito diferentes entre si, principalmente no quesito de resistência à corrente elétrica, tipo de instalação, cor e milimetragem. 

Como o próprio nome sugere, o cabo flex é marcado pela sua flexibilidade. Ele é feito de cobre e PVC, com fios mais finos em sua composição,o que faz com que eles possam ser facilmente dobrados. É por isso que eles são uma das melhores opções para praticamente todos os tipos de instalação elétrica, tanto em construções residenciais quanto industriais e comerciais. 

Para você ter uma ideia de sua versatilidade, o cabo flex pode ser usado em instalações fixas e internas, assim como em circuitos de luz, força, sinalizações, comandos, entre outros. Ele desliza muito bem pelo eletroduto, reduzindo o trabalho dos instaladores.

Outro ponto essencial da instalação é o quadro de distribuição. Ele nada mais é do que o conjunto de fusíveis e disjuntores agrupados em uma caixa que geralmente é feita de plástico ou metal. Ele serve para distribuir e deslocar a energia elétrica da rua para sua casa, assim como para desligar tudo caso algum problema ocorra.

3- Quadro de distribuição

É possível encontrar modelos diferentes que não destoem tanto da sua decoração e dos outros elementos do cômodo.

4- Adaptadores

Os adaptadores são excelentes materiais de segurança que também levam muita praticidade à instalação elétrica. Eles têm como objetivo conectar os aparelhos às tomadas, independente do encaixe da mesma. 

Também vale a pena mencionar o “T”, que serve para ligar mais de um aparelho em uma única tomada. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar a rede!

5- Tomadas 

Obviamente são um dos itens mais essenciais para qualquer instalação elétrica, mas vale lembrar mesmo assim. Elas podem ser encontradas com encaixes distintos e com amperes variados, que em sua maioria são de 10 ou 20.

Também é importante lembrar dos interruptores, os eletrodutos, as lâmpadas e é claro, a amiga de toda instalação elétrica: a fita isolante!

Para evitar isso, compre sempre produtos elétricos de qualidade e atualize periodicamente os equipamentos. Além disso, tenha ótimos disjuntores, pois eles são peças fundamentais para evitar problemas maiores.

Não se esqueça do quão crucial é comprar os melhores materiais para evitar um curto-circuito e outros problemas na instalação elétrica. Você precisa de uma loja que só tenha produto de qualidade e possua a confiança de seus clientes.

A Eletromac é referência em materiais elétricos, além de outros equipamentos, dispositivos e ferramentas, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muito mais. Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!

Entre no nosso site e conheça um mundo de possibilidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.