Blog

110V ou 220V: por que os padrões de tensão variam no Brasil?

110v ou 220v?

Se você já viajou para outros estados, pode ter percebido que em alguns lugares a tensão é 110V e em outros é 220V. É muito importante tomar cuidado na hora de ligar seus equipamentos nessas viagens. Afinal, se você conectar um aparelho que funciona na tensão 110V em uma tomada de tensão 220V, por exemplo, você pode acabar danificando o aparelho.

            É importante compreender como isso funciona e o motivo de tal coisa acontecer no Brasil. Assim, você fica mais esperto na hora de conectar seus equipamentos e ainda entende melhor os padrões de tensão no país e no mundo. Então, vamos lá!

Quais são os padrões de tensão pelo mundo?

Múltimetro

Com relação aos padrões de tensão, o mundo pode ser dividido em duas partes: os países que utilizam as tensões de 110V a 120V e aqueles que usam 220V a 240V. Contudo, o Brasil consegue ficar no meio disso tudo, já que aqui a tensão varia de um lugar para outro, até mesmo de bairro para bairro em algumas cidades específicas.

Isso ocorre porque, lá no início do século XX, quando as redes elétricas foram instaladas nas regiões do país, as companhias contratadas para realizar o serviço eram estrangeiras e não seguiram qualquer padrão. Dessa forma, algumas empresas decidiram fazer instalações de 110V, enquanto outras preferiram colocar 220V. Uma bagunça que poderia ter sido resolvida se houvesse mais organização.

            No sudeste, por exemplo, foram empresas do Canadá que realizaram as instalações e elas decidiram colocar o padrão 110V. Já no nordeste, as companhias optaram por instalar uma rede em 220V.

            A rede geral poderia até ser padronizada, mas ninguém quis fazer isso até agora. O motivo é o grande custo que o procedimento acarretaria.

Qual é a diferença entre 110V e 220V?

tomada 110v

            A realidade é que não existe uma diferença técnica entre os dois padrões de tensão. Isso significa que os aparelhos funcionam igualmente nas duas tensões, se forem da mesma tensão que a tomada.

Contudo, se você ligar um dispositivo 110V em uma tomada de 220V, ele receberá o dobro da tensão elétrica suportada e irá queimar rapidamente! Sendo assim, se precisar conectar o aparelho, não esqueça de usar um transformador.

Se o contrário ocorrer, você ligar um equipamento de 220V em uma tomada de 110V, pode não ocorrer um estrago grande. O maior prejuízo é que o aparelho não funcionará em sua capacidade total, mas não necessariamente irá queimar assim que for conectado.

De qualquer forma, o ideal é ter um transformador que padronize a tensão e evite maiores problemas. É o melhor jeito de garantir segurança aos seus dispositivos e a si próprio.

            Na hora de adquirir um transformador, lembre-se de comprá-la em uma loja que seja referência em equipamentos elétricos de qualidade, como a Eletromac.

A Eletromac é referência em materiais elétricos para construções, além de outras ferramentas, dispositivos e equipamentos, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muitos outros.

Você compra tudo o que precisa sem sair de casa! Entre em contato conosco via WhatsApp clicando na imagem abaixo!

Entre em contato pelo Whatsaap

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.