Blog

O que é um transformador e como ele funciona?

Design-sem-nome

O transformador é um equipamento muito importante em uma instalação elétrica, podendo afetar diretamente a qualidade e o funcionamento dos dispositivos conectados à rede. Além disso, é ele que facilita o uso de aparelhos que estão com níveis de tensão distintos da rede elétrica em questão. 

No texto de hoje, nós iremos explicar o que é o transformador, como ele funciona, onde usá-lo e quais tipos são encontrados no mercado. Então, continue por aqui até o final para descobrir tudo!

O que é um transformador? Como ele funciona?

Os transformadores são dispositivos que abaixam ou aumentam a tensão e as correntes elétricas. Eles basicamente consistem em dois enrolamentos de fios enrolados em um núcleo metálico. 

Resumidamente, uma corrente elétrica alternada passa no enrolamento primário e induz a formação de uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário. Assim, a proporção entre as correntes primária e secundária depende da relação entre a quantidade de voltas nos dois enrolamentos.

Por fim, um transformador é tão essencial para instalações elétricas porque controla a tensão fornecida pela concessionária de energia no uso dos dispositivos em certos ambientes.

Onde o transformador é usado?

Como o transformador serve para regular os níveis disponíveis de energia elétrica de acordo com o que é necessário para o uso daquele aparelho, ele pode ser usado em dispositivos e equipamentos ligados à rede local, assim como na operação de máquinas. 

Vamos dar um exemplo prático de como o transformador atua: um turista está hospedado em um hotel que só possui tomada de 220 Volts, mas o equipamento dele foi fabricado para operar na tensão de 110 Volts e ele decide colocá-lo na tomada mesmo assim. Sem um transformador, o dispositivo será danificado e seus circuitos internos serão queimados, o que prejudica todo o seu funcionamento e pode até causar um incêndio.

Quais são os tipos de transformadores?

No geral, os transformadores possuem funções parecidas, mas existem vários tipos que servem para necessidades diversas. Dê uma olhada em alguns dos principais tipos de transformadores:

  • Transformador de corrente: é um dos tipos mais comuns, pois tem como objetivo abaixar a intensidade da corrente elétrica para aparelhos que não aguentem correntes altas.

  • Transformador de distribuição: este tipo está presente nas centrais de distribuição das usinas elétricas, pois ele serve para distribuir a corrente para tipos distintos de consumidores.

  • Transformação de potencial: também é um tipo muito comum, pois pode abaixar e aumentar o potencial elétrico como a demanda necessita.

  • Transformação de força: funciona com níveis muito altos de potencial elétrico e corrente elétrica, por isso é utilizado para gerar energia e em aplicações que precisem de uma grande quantidade de potência elétrica.

Viu como um transformador pode ser essencial para sua instalação elétrica? Lembre-se que é sempre importante adquiri-lo em uma loja de boa proveniência e que só ofereça produtos de qualidade. Afinal, você não quer ter problemas por conta de um transformador de qualidade duvidosa, certo?

Para isso, você pode contar com a Eletromac.

A Eletromac é referência em materiais elétricos, além de outros equipamentos, dispositivos e ferramentas para construção, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muito mais. Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!

Entre no nosso site e conheça um mundo de possibilidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.