Blog

Lâmpadas halógenas: modelos e vantagens

11

As lâmpadas halógenas não são tão comentadas quanto as lâmpadas incandescentes, mesmo que ambas tenham um funcionamento parecido. A principal diferença é que o halógeno presente nela faz com que a lâmpada dure mais e seja mais eficiente. 

Além disso, seu bulbo costuma ser mais resistente a temperaturas e pressões maiores. O tal halógeno faz parte de um grupo de elementos químicos monovalentes, como bromo, iodo, flúor, entre outros. 

Agora que você entendeu melhor o que é a lâmpada halógena, pode continuar com o texto. Afinal, iremos explicar quais são seus tipos principais e quais são suas vantagens para as instalações elétricas. Então, continue lendo até o final para descobrir tudo!

Quais são os principais modelos da lâmpada halógena?

Por ser bem versátil, a lâmpada halógena pode ser usada em contextos diversos, como por exemplo: na iluminação residencial ou comercial; no farol de automóvel; em um refletor; entre outros. Sendo assim, veja a seguir quais são os seus principais modelos:

  • PAR: este modelo é uma ótima escolha para quem deseja uma boa iluminação em seu jardim. Além disso, ela pode ser bem utilizada em várias outras áreas externas comerciais, como barzinhos;
  • Palito: estas são mais usadas em áreas internas, geralmente nos refletores do ambiente ou para iluminar a fachada do local;
  • AR: este tipo tem funções diferentes dependendo do modelo específico. O AR 70 e AR 48 possuem uma iluminação mais direcionada e ângulo fechado. Já o AR 111 tem uma abertura maior e pode ser usado para iluminar o ambiente todo de forma leve.
  • Dicróica: a halógena dicróica serve muito bem para quem deseja aplicar uma iluminação que destaque um ponto específico. Ela é bem utilizada em vitrines, por exemplo. Uma boa ideia é utilizá-la em rodatetos.

Quais são as maiores vantagens das lâmpadas halógenas?

Você já pôde identificar algumas das vantagens das lâmpadas halógenas para as aplicações elétricas, certo? Agora irá descobrir outras que contribuem ainda mais para que ela seja uma das queridinhas dos decoradores e eletricistas. Veja:

  • Praticidade e funcionalidade: a lâmpada halógena é compacta e possui uma intensidade luminosa bem poderosa;
  • Belas cores: ela conta com um nível elevado de reprodução de cores, que é bem parecido com a iluminação solar ou a luz incandescente;
  • Versatilidade: como você viu, ela possui modelos de formatos variados que podem ser aplicados em áreas diferenciadas e com objetivos distintos;
  • Boa temperatura de cor: a temperatura de cor é um critério usado para distinguir a “aparência” da luz emitida. Na lâmpada halógena, ela fica entre 2800K e 3100K.

Acha que as lâmpadas halógenas podem servir para seus objetivos e seu estilo decorativo? Além de poderem ser as protagonistas do ambiente, elas também são ótimas para complementar outros tipos de luminárias e lâmpadas. 

Se for adquirir a lâmpada halógena, lembre-se de comprá-la em uma loja que seja referência em equipamentos elétricos de qualidade, como a Eletromac.

A Eletromac é referência em materiais elétricos para construções, além de outras ferramentas, dispositivos e equipamentos, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muitos outros.

Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!

Entre no nosso site e conheça um mundo de possibilidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.