Blog

Eletrodutos: o que são e quais os tipos?

2

Se você pretende realizar uma reforma ou uma construção, saiba que os materiais elétricos são essenciais para que dê tudo certo. Entre os principais deles estão os eletrodutos, que possuem uma função de proteção extremamente importante. 

Para conseguir escolher os eletrodutos da melhor forma possível, é preciso entender melhor sua função e seus tipos. É por isso que neste texto nós iremos explicar direitinho o que são os eletrodutos, para que servem e quais são seus tipos. Então, fique por aqui até o final para descobrir tudo!

O que são os eletrodutos?

Os eletrodutos (também chamados de conduítes) nada mais são do que dutos que protegem os condutores e cabos de energia elétrica que atravessam uma camada subterrânea. 

Sendo assim, eles evitam que os condutores elétricos não sejam prejudicados por agentes externos, como colisões, choques mecânicos e agentes químicos. Além disso, os eletrodutos também reduzem os riscos de incêndio e explosões que podem ser originados por problemas de isolamento da rede por um curto-circuito.

Além de assegurar a segurança elétrica da construção, os eletrodutos também podem fazer muita diferença na decoração se forem expostos. Afinal, eles são queridinhos de quem aposta no estilo industrial.

Quais são os tipos de eletrodutos?

Mesmo que os eletrodutos tenham funções parecidas, eles não são todos iguais. Existem diversos tipos de eletrodutos que servem e funcionam de formas distintas. Por isso é tão importante saber distingui-los e entender quais são os melhores para suas necessidades.

Desse modo, veja a seguir os principais tipos de eletrodutos:

1- Eletroduto rígido

Este tipo pode ser feito em PVC ou aço galvanizado. O de PVC serve principalmente para realizar o isolamento elétrico e térmico. Já o de aço galvanizado é mais utilizado para preservar os cabos e fios da rede elétrica.

2- Eletroduto flexível

Ele é mais utilizado para ligar materiais que vibrem ou façam movimentos pequenos enquanto funcionam. Além disso, pode ser encontrado do tipo plano (para condução e proteção dos fios), reforçado (perfeito para ser aplicado em pisos e lajes)  e corrugado (ótimo para ser embutido).

3- Eletroduto metálico

No geral, ele é bem resistente à corrosão e outros fatores abrasivos. Isso ocorre porque ele costuma ser feito com uma camada protetora de zinco, assim como uma capa plástica ou uma cobertura de esmalte.

4- Eletroduto curvável

Este tipo de eletroduto, como o nome sugere, pode ser dobrado com sua própria mão, utilizando uma força moderada e sem precisar de uma ferramenta de força. 

5- Eletroduto transversalmente elástico

Ele possui alta densidade e é aplicado em linhas embutidas, sendo usado principalmente em construções comerciais e residenciais. Além disso, um de seus maiores benefícios é ter uma instalação fácil e sem as curvas clássicas do equipamento.

Quer comprar eletrodutos de qualidade para usar na sua construção ou reforma? Não se preocupe!

A Eletromac é referência em materiais elétricos, além de outros equipamentos, dispositivos e ferramentas, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muito mais. Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!

Entre no nosso site e conheça um mundo de possibilidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.