Blog

4 tipos de cabos elétricos que você precisa conhecer

Eletricista

Na hora de planejar uma instalação elétrica, um dos primeiros elementos a considerar é o cabo elétrico. Afinal, se você escolher errado, pode comprometer toda a rede e assim precisará realizar trocas ou reformas caras.

Pensando nisso, nós decidimos fazer este texto. Aqui, você irá descobrir quais são os principais tipos de cabos elétricos e as suas características mais relevantes. Então, fique com a gente até o fim para se informar melhor e evitar erros básicos!

Confira abaixo 4 tipos de cabos elétricos que você precisa conhecer

            Veja a seguir alguns dos principais cabos elétricos disponíveis e entenda mais sobre eles para não errar na utilização:

Cabos rígidos
1- Cabo rígido

            O cabo elétrico rígido é mais usado em distribuição de energia, entrada de rede elétrica, malha de aterramento, sistema de segurança para descarga elétrica, entre outros. Isso significa que o material do cabo rígido é ótimo para áreas industriais, pois elas demandam uma instalação de circuitos com mais complexidade.

O material mencionado é feito a partir do fio de cobre eletrolítico, com uma grande tecnologia para aguentar as tensões elétricas mais fortes e intensas.

 

 
Cabos flex
           2- Cabo flex ou Cabo Flexível

            O cabo flex, por sua vez, conduz a energia a partir dos fios finos de cobre entrelaçados na sua parte interna. Além disso, ele é isolado com PVC de uma espessura que vai de 750V a 1000V.

Como o material é maleável, ele pode ser dobrado ou curvado nas tubulações. Por isso, ele é muito usado em instalações de máquinas, residências, faixas de luz, entre outras. A sua capacidade de energia é a mesma que a de um cabo rígido, mas a diferença é que o cabo flexível possui uma resistência menor.

Cabo Paralelo
            3- Cabo paralelo

            O cabo paralelo é mais indicado para a instalação de aparelhos portáteis ou pequenos, além de objetos e acessórios de iluminação, como lustres, pendentes e abajures.

Esse tipo de cabo possui similaridades com o cabo comentado no tópico anterior, pois também é formado por fios de cobre e é significativamente flexível.

 

 
Cabo PP
           4- Cabo PP

            O cabo PP também é um tipo de cabo com muita flexibilidade, mas é mais usado nas ligações de eletrodomésticos ou aparelhos profissionais de pequeno e médio porte. Além disso, ele também é bem aproveitado na área automotiva.

Esse cabo também é feito por condutores de fios de cobre, mas recebe o nome PP por ser composto por duas capas de PVC, uma dentro da outra. Isso significa que é possível ter duas ou mais pontas internas para realizar a conexão.

O cabo PP também tem uma boa resistência e segurança. Para completar, vale mencionar que muitas pessoas gostam de usá-lo como parte da decoração residencial, pois é ele que segura as luminárias.

Qual dos cabos acima você acha que mais atende às suas necessidades? Para ter um cabo realmente eficiente, é importante escolher uma loja que seja referência no mercado.

Para isso, você pode contar com a Eletromac.

Eletromac é referência em materiais elétricos, como os cabos flex que falamos nesse blog, além de outros equipamentos, dispositivos e ferramentas para construção, como transformadoresreatores, interruptores, quadros disjuntores, entre muito mais. Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!

Clique no botão abaixo, fale com um de nossos consultores pelo Whatsapp e conheça um mundo de possibilidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.